domingo, 19 de maio de 2013

Escolas


O objectivo de ter um blog é falar de cenas. Só tenho feito poemas, por isso se calhar já abrandava com essa mariquice.

Visto que escolas são uma parte fulcral da sociedade em que estou inserido, achei por bem escrever uns pareceres sobre elas.
Vou citar a wikipedia: "A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores."
Uma ideia nobre. É pena que na prática não seja tão efectiva como o planeado.
Na prática, as coisas funcionam da seguinte maneira:
Os alunos ficam sentados durante uma hora e meia. Ouvem um professor e tomam notas. Ao professor pouco lhe importa se está a ensinar bem ou mal, se está a ser entusiasmante com a maneira que está a comandar a lição ou não ou se consegue captar a mente dos alunos. Claro que nem todos os professores são assim, mas a maior parte resume-se a isto. Alguns nem se levantam e ficam sentados na sua secretária. Ora bem, quem é que aprende num ambiente destes? Onde não há alegria por ensinar? Onde os professores usam o medo como o principal método de ensino?
Sim, o medo. Medo de chumbar ou medo de ter más notas, medo de ser visto como "burro" ou ser humilhado perante a turma. Ninguém se sente bem num ambiente destes. O que estes professores não percebem é que o interesse produz aprendizagem, não o medo. Se o objectivo é formar pessoas - e não máquinas - então têm de as interessar primeiro.
Este medo corrói as pessoas ao ponto de ficarem depressivas, de chorarem e terem vontade de desistir. Como é que uma ideia tão nobre pode chegar a isto? Não está a ter o resultado exactamente oposto ao pretendido? A pressão constante que paira nos alunos é incrível. Ninguém consegue ter a mente saudável e ter bons resultados, num clima destes. Mas a escola pouca se importa, nem quer saber se temos problemas em casa, se nos sentimos bem ou não, se sofremos bullying ou não; o importante, para a escola, é que estejamos dentro da sala a ouvir e a tirar notas.
Ninguém gosta de ser obrigado a nada; no entanto, as escolas fazem-no constantemente. Se eu partir a perna ou o braço, não faço educação física. Mas se eu tiver ansiedade social sou obrigado a fazer apresentações orais e falar para duas dezenas de pessoas. Ninguém percebe como é a sensação de claustrofobia que se apodera de nós quando somos obrigados a isso.
A escola mata a criatividade. Todas as crianças, quando nascem, nascem artistas, nascem cientistas. Querem descobrir coisas e têm motivação para isso. Se não, de onde vem a famosa Idade dos Porquês? O problema da sociedade é mesmo esse, acharmos que os Porquês têm uma Idade. Não, os Porquês deviam ser toda a vida, devíamos questionar tudo e todos, devíamos fazer perguntas, devíamos descobrir mais e mais e nunca ficar satisfeitos. Mas não, as pessoas pegam numa fase em que as crianças ainda estão alegres por descobrir, distorcem-na e corroem-lhes a mente e a maneira de pensar.
Porque é que, no 3º ciclo, a única disciplina artística é a de EVT (ou EV? Já nem me lembro)? E porque é que, no mesmo ciclo, existem três disciplinas científicas (matemática, ciências naturais e física e química)? Porque é que os artistas têm de "levar" com as ciências, mas os cientistas não "levam" com as artes? É uma total descriminação que começa logo nas escolas e percorre toda a geração futura: a aversão às artes. Há que criar um sistema que fertilize a criatividade, não que a destrua.
Nem toda a gente aprende da mesma maneira. Nem toda a gente tem a mesma maneira de pensar. O que a escola faz é algo deste género: reúne uma girafa, um elefante, um peixe, uma  toupeira e um caracol, e diz-lhes que, para uma avaliação justa, terão de arrancar uma folha duma árvore. É claro que nem todos os animais que enumerei o conseguem. A girafa e o elefante sim, o peixe não, a toupeira talvez, o caracol nunca na vida. E é isto que a escola faz; submete os alunos ao mesmo tipo e ritmo de matéria, quando cada pessoa é individual e tem um método de raciocínio diferente.
Os alunos ficam fechados numa sala o dia todo. Afinal estão numa escola ou numa prisão? Ninguém aprende assim; só decoram.
E é irónico como todas as escolas defendem o anti-bullying e nem sabem o que se passa dentro das turmas.
E quando a escola acaba pedem-te para escolheres um curso, baseando-te nos anos que passaste na escola. Anos esses que odiaste.
O sistema está completamente corrupto.
Há muito mais para dizer mas estou farto de escrever.

Outra coisa que me lembrei enquanto escrevia este aglomerado de coisas: as pessoas queixam-se imenso dos políticos. Provavelmente com razão. Mas se o ensino está tão deformado, não é normal que as pessoas também saiam nesse estado? E entre essas pessoas estão os políticos. Se criamos gente estúpida na escola só é normal que isso se propague durante o resto da vida.

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